Gêmeas da literatura amazonense Socorro e Tereza Barroso lançam coletânea poética: Mulheres de Maués: histórias e conquistas.
A coletânea “Mulheres de Maués”, organizada pelas irmãs gêmeas escritoras de Maués, Socorro e Tereza Barroso, veio concretizar o sonho de reconhecimento do grande potencial das mulheres maueense. Maués é uma cidade do interior do Amazonas, situada a 267 km em linha reta da capital do Estado do Amazonas, Manaus, conhecida como o “Porto de lenha, Paris dos trópicos”. E Maués é a “Terra do Guaraná”, o Caribe Amazonense é o lar de um dos povos mais longevos do Brasil, regado pela energia do guaraná.
A coletânea de poesias vol.1 tem como objetivo revelar a força, a coragem e a resiliência de algumas mulheres oriundas de uma cultura primária que vivendo a sua cidadania chegaram a ocupar posições importantes naquela cidade. As escritoras gêmeas uniram-se a outras sete autoras: Débora Evangelista, Néuli Thélli, Samantha Carvalho, Sandra Heloísa, Vanderlane dos Santos, Wilma Tavares e Zaneide Lima e juntas, decidiram homenagear mulheres empreendedoras, trabalhadoras autônomas, professoras, donas de casa, mulheres dedicadas à religião e à política. Todas apaixonadas por suas profissões e famílias, doando suas vidas pelo bem comum de seu município, a belíssima cidade amazonense.
Nessa coletânea de poesias são narradas as histórias dessas valiosas mulheres, suas lutas, conquistas, vitórias, alegrias, sonhos e amores. As escritoras vão dando vida às histórias, através de rimas e versos livres e desta forma os textos relatam as habilidades das mulheres desenvolvidas nas diversas atividades dos setores econômicos da cidade de Maués. Os temas falam sobre o solo maueense, com um novo olhar, revelando a conexão profunda com a terra.
Muitas dessas mulheres são pioneiras em suas atividades, enquanto outras se destacam na arte do artesanato, utilizando a cultura do guaraná. Na política, Maués viu surgir a primeira senadora do Brasil. Até mesmo aqueles que visitam a cidade se apaixonam por esse lugar, “Apoena” no tupi-guarani, que significa “aquele que vê mais longe”, os papagaios falantes.
Visitantes se encantam com o rio Maués Açu e desfrutam das praias, conhecem as belezas naturais e aproveitam os peixes da água doce. Entre tantas certezas, estão as educadoras, professoras e ativistas culturais que contribuíram e continuam transmitindo seus conhecimentos para o fortalecimento da cultura e o desenvolvimento do ser, trazendo felicidade às famílias e promovendo novas possibilidades para um futuro de vitórias.
Essas são as índias guerreiras que sonham e lutam por um ideal, que renascem a cada amanhecer, com um novo brilho no olhar, e sabem que seu encanto é Maués, a Terra do Guaraná. A coletânea foi publicada pelo selo Formas em Poemas Edições em parceria com a Fonte de Papel.
Adquira já esta linda e marcante obra!
- Fonte de Papel Editora, 2024. (Coletânea de poesias; 1)
- Mulheres de Maués: histórias e conquistas.
- Org.Lit: Socorro e Tereza Barroso. 80p. Manaus, AM:
- Várias autoras. Poetisas.
- ISBN 978-65-85406-43-7
- Poesia brasileira – Coletâneas I. Barroso, Socorro e Tereza. II. Série.
- Capa: Samantha Carvalho
- Redação: Socorro e Tereza Barroso – Organizadoras
- Fonte de Papel Editora
- https://www.fontedepapel.com.br