LITERATURA REVISTA LITERATURA 

Advogadas negras publicam livro com temas importantes para reflexão 

A publicação nasceu da experiência e da necessidade de apresentar para a sociedade jurídica que as advogadas negras, são especialistas nas questões raciais, porém também são conhecedoras de toda e qualquer área do Direito.

 “O Direito sob o olhar delas” é uma obra escrita por advogadas negras que expressam suas experiências pessoais, profissionais e, principalmente, estudos desafiadores, enfrentando ideários marxistas, feminismos liberais e feminismos negros, além das conquistas com aplicação de políticas afirmativas fundadas na equidade, hoje integrantes da Constituição Federal.

O prefácio foi escrito pela advogada e professora Doutora da Universidade de São Paulo do Largo São Francisco (USP), Eunice Prudente. A reunião dessas mulheres negras, advogadas, demonstram inclusive que a jurisprudência advém da advocacia, a advocacia de revolução, que de maneira transformadora provocam o Judiciário.

Nestes tempos atuais, temos as verdadeiras revoluções sociais, mas foram os advogados que, na atuação da advocacia, denunciaram racismos e sexismos. “Nós advogadas negras somos parte de uma sociedade que ainda é muito preconceituosa e racista. Ainda lutamos para conquistar o poder de fala em muitos ambientes jurídicos em questões que envolvam não apenas as discriminações raciais. Nós atuamos, em todas as áreas dentro da nossa sociedade”, destacam as coordenadoras da publicação, as advogadas Patrícia Anastácio e Debora Ribeiro.

Related posts