"
CULTURA REVISTA LITERATURA 

Obra inédita obre 95 anos de cineclubismo no RJ ganha destaque na 20ª Mostra de Cinema de Ouro Preto MG

Pesquisadora apresenta o livro “Cineclubismo Fluminense: 95 Anos de História” 

 

A história dos cineclubes no estado do Rio de Janeiro — desde o pioneiro Chaplin Club, fundado em 1928, até as potentes experiências contemporâneas em territórios periféricos, escolas e universidades — ganhou protagonismo na 20ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, com o lançamento nacional do livro “Cineclubismo Fluminense: 95 Anos de História”. A apresentação foi realizada no dia 29 de junho, às 17h, no 20º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros, parte da programação oficial da mostra.

Fotos: Juliana Portella e Ane Souza

Idealizado e coordenado por Adriana Souza, pesquisadora e ativista cultural, o livro é resultado de uma profunda pesquisa cartográfica colaborativa e apresenta mais de 150 páginas de entrevistas, registros históricos, manifestos, zines, fotografias e análises sobre o cineclubismo fluminense ao longo de quase um século.

“Mais do que um mapeamento, a publicação é uma fotografia ética e afetiva do cineclubismo como ferramenta de transformação, resistência e formação cultural”, afirma Adriana Souza, a Drica, como é conhecida no meio cineclubista.

A obra tem consultoria de Julia Levy, curadoria do cineasta Clementino Junior e foi desenvolvida em parceria com o Cineclube Lemakino, coordenado pelos professores Maria Malta e Wilson Vieira, no âmbito do Laboratório de Estudos Marxistas (LEMA/UFRJ). O projeto é viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, com apoio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

O lançamento integrou a programação do 20º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros, que neste ano traz o tema “Criar Memória: 20 anos da CineOP”, propondo uma reflexão sobre as disputas simbólicas no processo de preservação e patrimonialização do audiovisual. Além do lançamento do livro, o evento reuniu convidados do Brasil e do exterior em mesas de debate, masterclasses e apresentações de experiências em restauro, incluindo obras como A Mulher de Todos e O Capitão Bandeira contra o Dr. Moura Brasil.

Fotos: Juliana Portella e Ane Souza

A obra Cineclubismo Fluminense: 95 Anos de História será distribuída gratuitamente para instituições culturais e estará disponível para download em www.cineclubesrj.org, democratizando o acesso ao acervo e fortalecendo o cineclubismo como patrimônio cultural brasileiro.

O livro está disponível para download em www.cineclubesrj.org

VEJA AQUI